quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Curso | Artes integradas no Património Arquitetónico Ambientes Decorativos Civis em Portugal e no Brasil séc. XVIII a XIX




ARTES INTEGRADAS NO PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO
E OS AMBIENTES DECORATIVOS CIVIS EM PORTUGAL E NO BRASIL
(SÉCULOS XVIII A XX)


Resumo

Um dos temas comuns à arquitectura civil de Portugal e do Brasil, entre os séculos XVIII e as primeiras décadas do século XX, centra-se nos formação dos ambientes decorativos dos espaços civis. A partir de um conjunto de reflexões baseadas num rico acervo iconográfico, muito dele inédito ou desconhecido, será privilegiada a transversalidade da análise do uso dos objectos nos ambientes, a formação e evolução do gosto e o acesso à importação de peças e elementos integrados na arquitectura, sempre recorrendo a numerosos exemplos estudados (muitos deles de acesso restrito) e comparados do ponto de vista da herança cultural e patrimonial dos dois países.

Prof. Doutor Gonçalo Vasconcelos e Sousa

Professor Catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde dirige o Centro Interpretativo da Ourivesaria do Norte de Portugal (CITAR-EA/UCP). Doutor e Agregado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Provedor da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto. Autor de diversos livros sobre Artes Decorativas; proferiu palestras e leccionou várias dezenas cursos livres sobre temáticas ligadas às Artes e Ambientes Decorativos Históricos.

Sem comentários: