quarta-feira, 29 de março de 2017

Visitas orientadas à exposição temporária "Fórmulas Naturalistas da Arte Moderna" e conversas no Atelier | 3.ª conversa - 30 MAR

conversas na paisagem 2017
18:00 visitas orientadas à exposição temporária “Fórmulas Naturalistas da Pintura Moderna”
18:40-19:20 conversas

30 MAR caminhar na paisagem
Maria de Aires Silveira
Silva Porto estava determinado em apresentar obras de arte moderna, ainda em 1879, quando regressou de Paris como bolseiro. No entanto, a crítica de arte e especialmente Ramalho Ortigão apressou-se a sugerir a descoberta do país e das suas particularidades pois faltava um intérprete da realidade humana. É neste contexto que os artistas do Grupo do Leão se tornam caminhantes na paisagem e registam também o movimento dos caminhos, numa pintura que revela a ruralidade e os seus principais intervenientes.

Licenciatura em História na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 1982, e Grau de Mestre em História de Arte na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboaem 1986.
Dedica-se muito especialmente ao estudo de temáticas e autores oitocentistas e de inícios do século XX no Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, desde 1989. Comissária da exposição João Cristino da Silva, em 2000, de Miguel Ângelo Lupi, em 2002, e autora dos respetivos catálogos. Foi também cocomissária das exposições de Eduardo Viana, Mário Eloy, Columbano Bordalo Pinheiro; comissária de uma exposição deste artista, em 2010. e cocomissária das exposições Sousa Lopes (1879-1944). Efeitos de luz, em 2015 e Fórmulas Naturalistas  da Arte Moderna, em 2016.

Tiago Veiga
A produção artística de uma ilusão: pinturas onde se pode caminhar e pinturas onde não se pode caminhar.
Caminhar fora da pintura, partindo da pintura, como aproximação à obra de arte aberta e à transformação dos hábitos perceptivos sob influência da arte. O exemplo da obra “Ecrã no Peito” de João Queiroz.

Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa.
Mestre em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com tese intitulada: “Pintar a Paisagem: retrato ou artifício? A Teoria Estética de Frédéric Paulhan e a pintura de João Queiroz”.
Actualmente é o responsável pelo Serviço Educativo da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves

Sem comentários: